Apresentação da área (em construção)

 

 Docentes Componentes da Área:

ANDERSON SOUZA SILVA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Professor na curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (2015). Tutor do Projeto Mais Médicos para o Brasil (2016 à 2019). Supervisor do do Projeto Mais Médicos para o Brasil (2019). Professor no módulo de Acolhimento e Avaliação de médicos ingressantes no Projeto Mais Médicos Para o Brasil, tendo participado do 12° e do 17° módulos em Brasília (DF) e, também, do módulo ocorrido em Fevereiro de 2017 em Havana (Cuba), ofertados aos médicos cooperados OPAS/Cuba/Brasil. Professor no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Preceptor no Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade ofertado pela Universidade Católica de Pelotas (2018).


EDUARDO ARQUIMINO POSTAL

Eduardo A. Postal, é Médico de Família e Comunidade, Mestre em Política Social e Direitos Humanos, pela Universidade Católica de Pelotas, e está cursando Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande, atuando também na rede municipal de Atenção Primária a Saúde como médico da equipe de Estratégia de Saúde da Família.Também possui atividades principalmente nas áreas de: Clínica Médica, Atenção Primária à Saúde, Educação Médica. É engajado na área de Atenção Primária à Saúde, com foco em Medicina de Família e Comunidade, desenvolvendo pesquisas para Avaliação do Serviço. Atualmente está Diretor Secretária da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).


 

FRANCISCO DE SOUZA SILVA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Especialista de Medicina de Família e Comunidade (2019 - 2021) e especialista em Medicina Paliativa (2021 -2022) ambos pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição - Porto Alegre. Foi médico do Serviço de Atenção Domiciliar - Programa Melhor em Casa - do Hospital Vila Nova em Porto Alegre no período de Fevereiro de 2022 a Fevereiro de 2023. Atualmente é médico da Estratégia de Saúde da Família pela Secretária Municipal de Rio Grande, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), preceptor e tutor da Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade (FURG) e supervisor do Programa Mais Médicos pelo Brasil.


LUAN ESTRELA PIETRO

É formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), concluindo-a no ano de 2017. Posteriormente, ingressou no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela FURG (2017-2019), no Programa de Especialização em Preceptoria para Medicina de Família e Comunidade pela UFCSPA (2018-2021) e MBA em Auditoria em Saúde (2020-2021) Entre os anos de 2018 e 2020, também atuou como Médico Plantonista em empresa terceiriza pela Prefeitura Municipal do Rio Grande nas unidadesCentro de Saúde Newton Azevedo,Centro de Saúde Dr. Pedro Armando Gattie no Serviço de Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Atuou como Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande (2020-2021).


PATRICIA LEAL DA COSTA V. URBANETTO

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1990), Residência em Pediatria pela Universidade do Rio Grande (1992), especializações lato sensu: Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1997), Especialização Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade do Rio Grande (2003), Especialização em Urgência Emergência e Trauma pela Celer Faculdades Ltda e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2012), Especialização em Docência Superior pela AVM Faculdade Integrada (2015).Capacitação em Preceptoria de Residência Médica pelo Instituto de Educação e Ciências em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2017).Título de especialista em Medicina de Família e Comunidade obtido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (2008). Atua como Médica de Família e Comunidade na Prefeitura Municipal do Rio Grande e como docente pela Universidade Federal do Rio Grande. Atua como docente pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) desde 28/09/2015 e como preceptora por convênio entre FURG e Prefeitura Municipal do Rio Grande desde 2003, recebendo alunos de graduação e pós graduação em Medicina de Família e Comunidade nos postos de saúde do município, desenvolvendo atividades de simulação para ensino.


SANDRO SCHREIBER DE OLIVEIRA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1996), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é professor adjunto de saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande e professor adjunto do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Católica de Pelotas. Vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Política de Saúde e Educação, com ênfase em Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços, saúde da família, epidemiologia, depressão na gestação, custos, sensibilidade e especificidade e idoso.


TARSO PEREIRA TEIXEIRA

 Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007) e residência médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Centro de Saúde - Escola Murialdo (2005). Atualmente é médico de família e comunidade da Prefeitura Municipal de Rio Grande e professor adjunto da Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade.

 

Página anterior 

Subcategorias

Apresentação da Área (em construção)

Professores Componentes da Área:

 

ALESSANDRA COELHO DZIEKANIAK
ALEXANDRA MEDEIROS SOUZA DE FREITAS 
CARLO SCHMIDT BALDONI
CLAUDIO AMORIM VIEIRA               
CLAUDIO MOSS DA SILVA               
DANIEL WENCESLAU VOTTO OLMEDO
FABIO CUNHA DE ANDRADE
FELIPE DA SILVA PAULITSCH
FERNANDA DIAS ALMEIDA
GUARACIABA RIBEIRO DUARTE DE SOUZA
GUILHERME BRANDÃO ALMEIDA
HUGO CATAUD PACHECO PEREIRA         
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA NETTO   
IVALDIR SABINO DALBOSCO             
JOSE SALOMAO JUNIOR                 
JUCELI MARCIA HENDGES SPARVOLI
JUSSARA MARIA SILVEIRA
LEONARDO ALVES
LINO MARCOS ZANATTA                 
LUIZ EDUARDO CORREA SCHEIN
MARCIA DE LIMA RODRIGUES            
MARCOS HENRIQUE MATTOS DE SA        
MARGARET DOS SANTOS MEDEIROS        
OBIRAJARA RODRIGUES                 
RICARDO LEONARDIS LOUREIRO          
ROSSANA PATRÍCIA BASSO
VERA REGINA LOPES DA SILVA
VERÔNICA FIGUEIREDO BARRETO
CAMILA JULIANO SALVADOR RODRIGUES

Apresentação da Área (em construção)

 

Professores Componentes da Área:

 

ALESSANDRO MENEZES DE OLIVEIRA
ANDRÉA FOGAÇA SOUBHIA
KAREN AMARAL TAVARES PINHEIRO
FABIO DE AGUIAR LOPES               
FILIPE GIANNICHINI RODRIGUES
HENRI CHAPLIN RIVOIRE               
HSU YUAN TING
LEANDRO LUIZ LONDERO
LUCIANO ZOGBI DIAS
LUIS FELIPE FERREIRA DA SILVA
MARCOS ANDRE MENDES DA SILVA
MIGUEL ANGELO MARTINS DE C JUNIOR   
MIRELLE DE OLIVEIRA SAES
NELSON PONTES RIET CORREA           
RAFAEL CHIESA AVANCINI
SANDRA CRIPPA BRANDAO               
SUSI HELIENE LAUZ MEDEIROS          
VICTOR FELIPE DOS SANTOS TEJADA
RAPHAEL GOVEIA RODEGHIERO
CLARISSA RESENDE CORREA
EVILIN DINIZ GUTIERRES
OZEIA SIMOES FRANCO

 

A Área Interdisciplinar de Ciências Biomédicas (AICB) originou-se do antigo Departamento de Patologia e está constituída pelos Laboratórios de Parasitologia, Bacteriologia, Micobacteriologia, Micologia, Imunologia, Virologia e Biologia Molecular. Estes laboratórios e seus docentes, atendem a quatro cursos de graduação e três de pós-graduação.  O quadro de funcionários é altamente qualificado, com um corpo docente composto de nove professores permanentes, sendo seis doutores e três mestres, e um conjunto de cinco  técnicos, sendo três com mestrado.

Os  docentes e técnicos da AICB fizeram parte do núcleo idealizador e proponente dos atuais cursos de pós-graduação: Ciências da Saúde (Doutorado e Mestrado) e Especialização em Agentes Infecto-Parasitários e permanecem atuando de forma intensa nestes cursos.
As atividades de pesquisa estão orientadas para o desenvolvimento de novos métodos diagnóstico para doenças infecto-parasitárias, avaliação de novos compostos candidatos a fármacos antituberculose, antifúngico  e antihelmíntico, estudo de mecanismos de resistência aos antimicrobianos, estudo da fisiopatologia de doenças como tuberculose, AIDS e toxocariase e genotipagem de microrganismos. Atuam nestas linhas temáticas cerca de 30 alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, desenvolvendo desde as suas monografias de conclusão de curso até as teses de doutorado.
Além da formação de recursos humanos, a magnitude destes estudos, sustentados por projetos financiados por órgãos nacionais e internacionais de fomento, pode ser medida pelo número (cerca de 27) de artigos científicos publicados anualmente pelos docentes e alunos da AICB.
Além disso, a AICB trabalha em consonância com o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário realizando exames complementares de maior complexidade como apoio ao diagnóstico de diferentes enfermidades infecciosas, buscando, desta forma, transferir de maneira pragmática o conhecimento e excelência instalada na academia para o SUS.

(Profª. Drª. Melissa Orzechowski Xavier - Responsável da Área)

 

 

Docentes e Técnicos componentes da Área

 

ANDREA VON GROLL
ANA MARIA BARRAL DE MARTINEZ        
CARLOS JAMES SCAINI                 
CAROLINA ALICIA COCH GIOIA          
DANIELA FERNANDES RAMOS SOARES
FABIANE AGUIAR DOS ANJOS GATTI      
IVY BASTOS RAMIS DE SOUZA
LUCIANA FARIAS DA COSTA DE AVILA 
MELISSA ORZECHOWSKI XAVIER
PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA      
VANUSA POUSADA DA HORA
INES CLAUDIA SCHADOCK
VANICE RODRIGUES POESTER

Apresentação da Área (em construção)

 

Docentes componentes da Área

ARI GONCALVES LIMA                  
ARNILDO AGOSTINHO HACKENHAAR
CARLA VITOLA GONCALVES              
JANAINA SALOMAO SAAVEDRA
KHAREN CARLOTTO
MARCIO DORNELES DE SOUZA

 

Apresentação da Área (em construção)

 

Docentes componentes da Área

JURACI ALMEIDA CESAR
RODRIGO DALKE MEUCCI
SAMUEL DE CARVALHO DUMITH
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI
MICHAEL PEREIRA DA SILVA
PAMELA MORAES VOLZ

A Secretaria Geral da FAMED é órgão de apoio à execução das rotinas administrativas da Faculdade.

Equipe:

TAE Márcia da Graça Marques Medeiros - Assistente em Administração - Secretária Geral

TAE Jucele Rodrigues Brum - Assistente em Administração

TAE Josiane dos Santos Farias - Assistente em Administração

Estagiário Tatiane Corrêa Freitas

Horários de atendimento:

A Secretaria Geral da Faculdade de Medicina funciona de segunda a quinta-feira, das 08:00h às 12:00h e das 13:30 às 17:30h; e sextas-feiras, das 13:30 às 17:30h; pela manhã exerce atividades de expediente interno.

EXCEPCIONALMENTE, TENDO EM VISTA O PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DA FURG DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19, OS ATENDIMENTOS ESTÃO SENDO REALIZADOS APENAS REMOTAMENTE, ATRAVÉS DO E-MAIL: medicina@furg.br.

Contatos:

E-mail: medicina@furg.br

Telefones: (53) 32374621, (53) 32374622 e (53) 32374623

 

Histórico

A SecMed foi a primeira Secretaria Geral da Universidade, instituída como projeto-piloto em 2003 da união das Secretarias da Comissão do Curso de Medicina, da COREME e dos 4 Departamentos (Materno-Infantil,Patologia, Cirurgia e Clínica Médica). A equipe original era composta pelas servidoras Iony Machado Rodrigues, Doralina de Oliveira Senna, Márcia Marcy Dagagny Marques, Nivia Conceição Leal Tomazino, Cleusa Maria Moraes Machado e Arinda Machado Silveira. Atuaram na Secretaria Geral da FAMed: Lizandro Mello (Secretário, 2004-2014), Angelo Maximo Molina (Secretário, 2010-2016), Isabel Faria (Secretária, 2012-2018), Caroline Nunes (estagiária, 2011-2012), Muriel Soares (estagiária, 2013).

Princípios, Missão, Atribuições

São princípios da Secretaria Geral a eficiência e a impessoalidade, e é sua  política o atendimento pleno e qualificado ao público, aos servidores e discentes da FAMED e aos demais servidores e órgãos da FURG.

Ainda de acordo com o Regimento da FAMED, as atribuições da Secretaria Geral são:

I. o apoio administrativo que consista em atuar na confecção, recepção, expedição, tramitação, arquivamento e outras etapas do tratamento de documentos da FAMED;

II. a salvaguarda e tratamento de informações do interesse da FAMED, inscritas em bancos de dados, cadastros e outros meios de coleta, produzidos ou não pela Faculdade;

III. a criação, manutenção e operação dos arquivos da FAMED, de acordo com metodologia adequada;

IV. o fomento da contínua melhoria de sua atuação, pela capacitação e qualificação de seus servidores e pela implementação de programas ou projetos que visem a essa finalidade;

V. a padronização dos procedimentos de sua esfera, mediante a elaboração de normas, manuais ou outros meios que visem a tal finalidade;

VI. secretariar as reuniões do Conselho, das Comissões de Ensino e da COREME, efetuando as convocações e elaborando as Atas das mesmas.

 

Apresentação da Área (em construção)

 

Professores Componentes da Área:

Flavia Saracol Vignol
LINJIE ZHANG                        
LUCIANA BALDINO LAGES
LULIE ROSANE ODEH SUSIN
MARILICE MAGROSKI GOMES DA COSTA    
MILENE PINTO COSTA
SILVIA PRETTO RUSCHEL
SILVIO OMAR MACEDO PRIETSCH         
SIMONE DE MENEZES KARAM

A Administração da Faculdade de Medicina é órgão de apoio da Direção da Faculdade e é composta pela administradora Nicolle Barnes da Silveira e pela Secretária Laureci Costa.

Pelo Regimento da FaMed, são atribuições da administração:

  1. planejar, organizar, controlar e assessorar a Unidade nas questões referentes a recursos de materiais, patrimônio e humanos;
  2. executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional e às atividades de ensino, pesquisa e extensão.