A Faculdade de Medicina manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do médico psiquiatra e Professor Emérito Oswaldo José de Paula Barbosa, ocorrido nesta terça-feira, 23 de dezembro. Com uma trajetória de mais de 20 anos dedicados ao ensino na instituição, o professor ingressou na universidade em 1969 e atuou como titular de Psiquiatria até sua aposentadoria, ocorrida em julho de 1995. Em reconhecimento à sua excelência acadêmica e inestimável contribuição institucional, o Conselho Universitário, em reunião realizada no dia 29 de março de 2019 , aprovou a concessão do título de Professor Emérito da FURG ao docente, conforme estabelecido pela Resolução 002/2019. A honraria foi oficialmente outorgada pela Reitora e Presidenta do CONSUN na mesma data.
Além de sua marcante atuação como docente e chefe do Departamento de Medicina Interna, o Professor Oswaldo presidiu o Núcleo de Memória da universidade e teve papel fundamental na saúde pública regional ao assumir, em 1965, a direção e reestruturação do Hospital Psiquiátrico de Rio Grande. No âmbito cultural, era membro da Academia Rio-Grandina de Letras, ocupando a cadeira nº 11, e autor de obras como "Riet Correa, uma família, muita história" e "Senhor das Estivas". Sua liderança estendeu-se ainda ao Rio Grande Yacht Club, onde foi comodoro, e ao Sport Club São Paulo, o qual presidiu, sendo também agraciado com o título de Cidadão Rio-Grandino pela Câmara Municipal.
O professor deixa a esposa, Dona Sílvia, e as filhas Júlia e Maria da Glória. O velório será realizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição a partir das 8h desta quarta-feira, dia 24, seguido pelo sepultamento às 11h no cemitério da Avenida Presidente Vargas. A comunidade acadêmica da FAMED solidariza-se com familiares, amigos e ex-alunos neste momento de despedida de um de seus mais ilustres mestres.





