A integrante e pesquisadora do Laboratório de Micologia (FAMED-FURG), Dr.ª Vanice Rodrigues Poester, orientada durante toda sua formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) pela Prof.ª Dr.ª Melissa Orzechowski Xavier, que foi contemplada com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022 na área de MEDICINA II, foi novamente agraciada em Dezembro deste ano (2022) no Congresso Internacional “15th International Conference on the Chemistry of Selenium and Tellurium (ICCST-15)” realizado em Florianópolis, Santa Catarina. Esse congresso é o principal evento internacional no âmbito de compostos com base de selênio e telúrio, e suas aplicações nas diferentes áreas de pesquisa, dentre elas, a aplicação farmacológica na área médica, onde atua o Grupo de Micologia Médica da FAMED-FURG.

      A Dr.ª Vanice proferiu uma palestra sobre o potencial antifúngico de compostos orgânicos de selênio no evento, bem como apresentou um pôster com resultados de estudos do Grupo de Micologia da FAMED-FURG em parceria com pesquisadores renomados internacionalmente na área de bioquímica e química, Prof.ª Dr.ª Cristina Wayne Nogueira e Prof. Dr. Gilson Zeni da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O prêmio de melhor pôster recebido pela Dr.ª Vanice, reportou dados da atividade antifúngica do composto disseleneto de difenila no tratamento da esporotricose experimental, estudo que compôs a tese de doutorado de outra pesquisadora do Grupo, Dr.ª Lívia Silveira Munhoz, desenvolvida no PPG Ciências das Saúde da FURG.

    Vale ressaltar que centenas de casos de esporotricose tem sido diagnosticados nos últimos anos em diferentes estados brasileiros, representando um grave e emergente problema de saúde pública nacional. De fato, recentemente a doença foi incluída na lista de doenças tropicais negligenciadas pela Organização Mundial de Saúde. Considerando que o Rio Grande do Sul, é uma das principais regiões hiperendêmicas da doença, o Grupo de Micologia Médica da FAMED-FURG, conta com uma equipe multiprofissional que vem atuando no enfrentamento desta problemática, com projetos e ações de pesquisa, inovação, ensino e extensão, gerando dados científicos e fomentando políticas públicas de saúde, reafirmando assim seu papel social.