Com grande pesar a Faculdade de Medicina informa o falecimento do professor Giovanni Baruffa ocorrido na cidade de Pelotas no dia 12/01/2022 aos 94 anos.
O professor Baruffa nasceu em 1927 na Itália, graduou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Pádua em 1952 e obteve o título de doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Roma.
Em 1968, já no Brasil, ministrou aulas para a primeira turma do Curso de Medicina da FURG e foi docente efetivo da FURG de 01/03/1969 à 07/02/1997 quando de sua aposentadoria.
Durante aproximadamente 10 anos atuou na África no combate à Lepra e Doenças Tropicais. Teve atuação destacada no combate à Doença de Chagas no sul do Brasil e foi um dos incentivadores para a implantação e desenvolvimento do Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia na Universidade.
Participou de inúmeras pesquisas voltadas às doenças infecciosas e tropicais tendo uma vasta publicação científica na área.
Como resultado das relevantes atividades desenvolvidas à população e à Universidade, foi agraciado com o título de professor emérito da FURG em 2001.
A FAMED solidariza-se com seus familiares e amigos neste momento de pesar.