À comunidade acadêmica do Curso de Medicina

 

Esperamos que todos estejam bem!

No dia 20/10/2020 em reunião da coordenação do curso de medicina com o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Renato Duro Dias,e a Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação, Profa. Dra. Sibele da Rocha Martins, nos foi permitido dialogar com a unidade acadêmica sobre a possibilidade de excepcionalidade para o planejamento do retorno presencial de atividades práticas da 3ª e 4ª séries do curso. Dessa forma, no dia 22/10 na reunião do conselho da FAMED pela manhã e do NDE à tarde  a coordenação do curso comunica que em reunião com a PROGRAD nos foi permitido discutirmos e planejarmos a retomada presencial das atividades práticas da 3ª e 4ª séries do curso. Em seguida, a coordenação solicita que os chefes de área e representantes do NDE consultem os coordenadores de disciplina e seus docentes sobre a possibilidade do retorno presencial das atividades práticas no 2º semestre de 2020 (fevereiro de 2021). Em sequência se seguiram comunicados na página da Faculdade de Medicina e envio de e-mails aos chefes de área, coordenadores de disciplina e docentes do curso, solicitando a ampla divulgação do tema, seguida de sua discussão e aprovação entre as áreas. 

Em seguida a solicitação de excepcionalidade para a retomada das atividades práticas presenciais da 3ª e 4ª séries, ao Comitê de Contingenciamento  da FURG, bem como o planejamento dessas atividades, foi abordada, discutido e APROVADA no conselho da FAMED em 19/11/2020 e 30/11/2020. Por fim em reunião do NDE do curso de medicina, em 10/12/2020, que considera viável e de extrema importância que as atividades práticas da 1ª a 4ª séries do curso, sejam retomadas no 2º semestre de 2020, APROVA o pedido de excepcionalidade e o planejamento elaborado pelas disciplinas para retomada das atividades práticas presenciais. Além disso, o NDE considera que a não oferta dessas atividades, será responsável pela falta de alunos em disciplinas assistências do final do curso que prestam um importante serviço médico à comunidade de Rio Grande e da região. Além de gerar um período sem formação de novos médicos o que prejudicará a oferta desses profissionais para todo Brasil.

Tendo em vista o exposto acima a direção e a coordenação do curso enviaram o Memorando 248/2020, no dia 14 de Dezembro,  ao Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da FURG a solicitação de excepcionalidade para a retomada das atividades práticas presenciais do curso de medicina para o 2º semestre de 2020 (08/02/21 a 19/05/21). O Comitê em reunião no dia 15 de Dezembro de 2020 por webconferência emite o seguinte comunicado: Em resposta ao Mem. 248/2020 da Faculdade de Medicina, informo que o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19), analisou a solicitação e decidiu, por unanimidade e em caráter excepcional, a retomada das atividades práticas presenciais da 3ª e 4ª série e da disciplina de Semiologia Médica, 2ª série do curso de Medicina da FURG, nos termos definidos na Ata 016/2020 do Conselho da FaMed e conforme os Planos de Ensino aprovados pelo respectivo NDE. O Comitê reitera a importância do compromisso de todos os envolvidos com o cumprimento rigoroso dos protocolos sanitários devidos e esta autorização não se sobrepõe a determinações das autoridades municipais, estaduais e federais quanto a necessidade de suspensão, ou adiamento, das referidas atividades práticas.

Dessa forma, agradecemos o trabalho e o empenho de todos nesse processo de retomada das atividades previstas.

 

Atenciosamente,

Direção da Faculdade de Medicina e

Coordenação do Curso de Medicina

 

Memorando nº 248/2020 - FaMed

Memorando nº 130/2020 - Gabinete