Vamos prestigiar a entrega ao Título de Professor Emérito ao Professor Oswaldo José de Paula Barbosa, título de extrema importância que é entregue só uma vez no ano e o nosso Professor da FAMED foi o escolhido para receber o título no aniversário de 50 anos da FURG. Temos que marcar presença nesse dia tão importante para nossa comunidade Universitária. 

 


Reitora Cleuza Maria Sobral Dias e Vice-reitor Danilo Giroldo:

Nestes 50 anos de história da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, queremos, acima de tudo, celebrar a relação harmônica e responsável da universidade com a comunidade da qual faz parte. Desde sua fundação, podemos destacar o compromisso da FURG com uma formação técnica e cidadã, voltada para as questões de sustentabilidade ambiental e de desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico. Vamos comemorar este aniversário com a alegria de termos memórias para contar e histórias para viver!

Nossa história nos ensinou muitas lições. A maior e mais importante é esta: é na coletividade que chegamos à universalização de saberes e à democratização do conhecimento, pilares de toda transformação social. É neste movimento de conhecer, reconhecer e se reconhecer dentro da FURG que compomos uma dinâmica em que todos ensinam e todos aprendem. É na integração saudável com nossa comunidade, interna e externa, que vivemos as mais significativas experiências.

Nossa universidade completa 50 anos e estamos felizes, não é mesmo? Nossa alegria fundamenta-se na certeza e na defesa da Universidade Pública como um lugar privilegiado para o confronto profícuo de ideias e da ressignificação necessária de conceitos, de modo a transformar os sujeitos em todas as suas dimensões. Nossa alegria nasce do exercício diário de respeito às diferenças, da construção dos saberes e da valorização das diversidades e das multiculturalidades que constituem, não apenas nosso corpo universitário, mas toda a nossa sociedade.

Temos muito a lembrar e a contar, porque esse espaço FURG é de todos nós que aqui estamos, de todos que aqui estiveram e de todos que aqui ainda estarão. É seu também. Vamos celebrar juntos esse primeiro cinquentenário da FURG, investindo nosso tempo vivido aqui em relações mais humanas e dialógicas, fazendo emergirem as mais preciosas memórias e histórias para serem contadas!