O Laboratório de Micologia da FAMED-FURG, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande, promoveu no mês de novembro duas ações de capacitação sobre a Esporotricose Humana e Zoonótica. A esporotricose é uma doença fúngica subcutânea que nos últimos anos tornou-se um problema de saúde pública nacional, especialmente devido a transmissão por gatos domésticos doentes. Somente no Rio de Janeiro, onde a doença é de notificação obrigatória desde 2013, mais de 3.500 casos foram descritos nos últimos três anos, e, o Rio Grande do Sul caracteriza-se pelo segundo estado com maior frequência da doença no país, somente atrás do Rio de Janeiro. 

Os eventos foram realizados nos dias 09/11 e 21/11 no Campus Saúde da FURG, e contaram com a participação de 60 profissionais da saúde, incluindo médicos (n=18) e enfermeiros (n=23), contemplando 20 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município, e médicos veterinários (n=19). Nos eventos, além das palestras abordando o panorama atual em nível nacional e regional da enfermidade, foram propostas e discutidas estratégias para melhoria no acesso ao diagnóstico dos pacientes, bem como estratégias de enfrentamento do problema. As palestras foram proferidas pelas professoras Melissa Orzechowski Xavier e Rossana Patricia Basso da FAMED-FURG e pela médica Shirlei Cardone da Vigilência Epidemiológica da SMS. Em ambas ocasiões foram distribuídos folders e cartazes, os quais serão disponibilizados para a comunidade nas UBS e clínicas/consultórios veterinários, no intuito de promover educação em saúde, auxiliando no empoderamento da população quanto a essa problemática de saúde pública (maiores informações entrar em contato pelo email labmicofurg@gmail.com). 

O Laboratório de Micologia da FAMED-FURG agradece o auxílio indispensável do Grupo de Micologia na organização e logística dos eventos, e dos técnicos administrativos da FAMED e da Gráfica da FURG na agilidade e eficiência do serviço prestado, permitindo proporcionarmos material de qualidade para distribuição e realização das ações propostas.

Obrigada a todos pela participação e presença!