A discente Vanice Rodrigues Poester, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina (FAMED) da FURG,  recebeu Prêmio de Destaque por um de seus trabalhos apresentado como Pôster no 20th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. O evento foi realizado em Amsterdam durante o período de 30 de junho a 04 de julho.

O trabalho premiado como destaque, intitulado "Antifungal activity of Diphenyl Diselenide alone and in combination with itraconazole against Sporothrix brasiliensis", faz parte de sua tese de doutorado e teve como principal objetivo demonstrar o potencial do composto a base de selênio frente a principal espécie fúngica responsável pelos quadros de esporotricose felina e zoonótica. Essa doença tem apresentado uma expansão geográfica importante nas últimas décadas e é de alta prevalência na nossa região, sendo o Rio Grande do Sul considerado o segundo estado com relação ao número de casos de esporotricose descritos no Brasil.

A discente Vanice é orientada pela professora Melissa Orzechowski Xavier, e o estudo foi desenvolvido no Laboratório de Micologia da FAMED-FURG, contando com a parceria dos professores Gilson Rogerio Zeni e Cristina Wayne Nogueira do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho completo foi recentemente publicado na revista “Medical Mycology” 2018 (doi: 10.1093/mmy/myy044)