Apresentação da área (em construção)

 

 Docentes Componentes da Área:

ANDERSON SOUZA SILVA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Professor na curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (2015). Tutor do Projeto Mais Médicos para o Brasil (2016 à 2019). Supervisor do do Projeto Mais Médicos para o Brasil (2019). Professor no módulo de Acolhimento e Avaliação de médicos ingressantes no Projeto Mais Médicos Para o Brasil, tendo participado do 12° e do 17° módulos em Brasília (DF) e, também, do módulo ocorrido em Fevereiro de 2017 em Havana (Cuba), ofertados aos médicos cooperados OPAS/Cuba/Brasil. Professor no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Preceptor no Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade ofertado pela Universidade Católica de Pelotas (2018).


EDUARDO ARQUIMINO POSTAL

Eduardo A. Postal, é Médico de Família e Comunidade, Mestre em Política Social e Direitos Humanos, pela Universidade Católica de Pelotas, e está cursando Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande, atuando também na rede municipal de Atenção Primária a Saúde como médico da equipe de Estratégia de Saúde da Família.Também possui atividades principalmente nas áreas de: Clínica Médica, Atenção Primária à Saúde, Educação Médica. É engajado na área de Atenção Primária à Saúde, com foco em Medicina de Família e Comunidade, desenvolvendo pesquisas para Avaliação do Serviço. Atualmente está Diretor Secretária da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).


 

FRANCISCO DE SOUZA SILVA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Especialista de Medicina de Família e Comunidade (2019 - 2021) e especialista em Medicina Paliativa (2021 -2022) ambos pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição - Porto Alegre. Foi médico do Serviço de Atenção Domiciliar - Programa Melhor em Casa - do Hospital Vila Nova em Porto Alegre no período de Fevereiro de 2022 a Fevereiro de 2023. Atualmente é médico da Estratégia de Saúde da Família pela Secretária Municipal de Rio Grande, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), preceptor e tutor da Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade (FURG) e supervisor do Programa Mais Médicos pelo Brasil.


LUAN ESTRELA PIETRO

É formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), concluindo-a no ano de 2017. Posteriormente, ingressou no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela FURG (2017-2019), no Programa de Especialização em Preceptoria para Medicina de Família e Comunidade pela UFCSPA (2018-2021) e MBA em Auditoria em Saúde (2020-2021) Entre os anos de 2018 e 2020, também atuou como Médico Plantonista em empresa terceiriza pela Prefeitura Municipal do Rio Grande nas unidadesCentro de Saúde Newton Azevedo,Centro de Saúde Dr. Pedro Armando Gattie no Serviço de Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Atuou como Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande (2020-2021).


PATRICIA LEAL DA COSTA V. URBANETTO

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1990), Residência em Pediatria pela Universidade do Rio Grande (1992), especializações lato sensu: Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1997), Especialização Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade do Rio Grande (2003), Especialização em Urgência Emergência e Trauma pela Celer Faculdades Ltda e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2012), Especialização em Docência Superior pela AVM Faculdade Integrada (2015).Capacitação em Preceptoria de Residência Médica pelo Instituto de Educação e Ciências em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2017).Título de especialista em Medicina de Família e Comunidade obtido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (2008). Atua como Médica de Família e Comunidade na Prefeitura Municipal do Rio Grande e como docente pela Universidade Federal do Rio Grande. Atua como docente pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) desde 28/09/2015 e como preceptora por convênio entre FURG e Prefeitura Municipal do Rio Grande desde 2003, recebendo alunos de graduação e pós graduação em Medicina de Família e Comunidade nos postos de saúde do município, desenvolvendo atividades de simulação para ensino.


SANDRO SCHREIBER DE OLIVEIRA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1996), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é professor adjunto de saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande e professor adjunto do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Católica de Pelotas. Vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Política de Saúde e Educação, com ênfase em Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços, saúde da família, epidemiologia, depressão na gestação, custos, sensibilidade e especificidade e idoso.


TARSO PEREIRA TEIXEIRA

 Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007) e residência médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Centro de Saúde - Escola Murialdo (2005). Atualmente é médico de família e comunidade da Prefeitura Municipal de Rio Grande e professor adjunto da Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade.

 

Página anterior