A Área Integrada de Ciências Biomédicas (AICB) originou-se do antigo Departamento de Patologia e está constituída pelos Laboratórios de Parasitologia, Bacteriologia, Micobacteriologia, Micologia, Imunologia, Virologia e Biologia Molecular. Estes laboratórios e seus docentes, atendem a quatro cursos de graduação e três de pós-graduação.  O quadro de funcionários é altamente qualificado, com um corpo docente composto de nove professores permanentes, sendo seis doutores e três mestres, e um conjunto de cinco  técnicos, sendo três com mestrado.

Os  docentes e técnicos da AICB fizeram parte do núcleo idealizador e proponente dos atuais cursos de pós-graduação: Ciências da Saúde (Doutorado e Mestrado) e permanecem atuando de forma intensa nestes cursos.
As atividades de pesquisa estão orientadas para o desenvolvimento de novos métodos diagnóstico para doenças infecto-parasitárias, avaliação de novos compostos candidatos a fármacos antituberculose, antifúngico  e antihelmíntico, estudo de mecanismos de resistência aos antimicrobianos, estudo da fisiopatologia de doenças como tuberculose, AIDS e toxocariase e genotipagem de microrganismos. Atuam nestas linhas temáticas cerca de 30 alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, desenvolvendo desde as suas monografias de conclusão de curso até as teses de doutorado.
Além da formação de recursos humanos, a magnitude destes estudos, sustentados por projetos financiados por órgãos nacionais e internacionais de fomento, pode ser medida pelo número (cerca de 27) de artigos científicos publicados anualmente pelos docentes e alunos da AICB.
Além disso, a AICB trabalha em consonância com o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário realizando exames complementares de maior complexidade como apoio ao diagnóstico de diferentes enfermidades infecciosas, buscando, desta forma, transferir de maneira pragmática o conhecimento e excelência instalada na academia para o SUS.

(Prof. Dr. Pedro Eduardo Almeida da Silva)

 

Professores Componentes da Área:

 

Foto

ANDREA VON GROLL

possui graduação em Medicina Veterinária (2000) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade de Gent, Bélgica, (2010). Atualmente é professora associada de Microbiologia e Biologia Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em diagnóstico laboratorial, epidemiologia molecular, mecanismo de resistência e custo biológico em micobactérias e enterobactérias.

 


 Foto

ANA MARIA BARRAL DE MARTINEZ

Possui graduação em Licenciatura em Biologia e Bacharelado em Zoologia - Universidad Nacional Del Nordeste (1985 - Argentina), Mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) na Área Concentração de Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Em 2007 deu início ao Pós-Doutorado na UFRJ, RJ, na linha de transmissão meterno-infantil do HIV e em 2008 finalizou o Pós-Doutorado no Departamento de Genética, Laboratório de Virologia Humana, na UFRJ, RJ. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande, onde ministra aulas de Microbiologia e Virologia para Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. Orienta alunos de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Microbiologia, Virologia, com ênfase em Epidemiologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: AIDS: Subtipos e sua associação com transmissibilidade e progressão à AIDS, co-morbidades associadas à AIDS, principalmente HPV e HCV HSV e CMV , transmissão materno infantil do HIV-1, e estudo de Infecções sexualmente transmissíveis principalmente em gestantes e em placentas para entender o mecanismo das IST na infecção de recém nascidos.


 Foto

 CARLOS JAMES SCAINI

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador (2013-2016) e coordenador-adjunto (2009-2012) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - FURG. Coordenador do Curso de Especialização em Agentes Infecto-Parasitários de Interesse Humano (2005-2010). Professor permanente do PPG em Ciências da Saúde (Medicina II) - FURG e do PPG em Microbiologia e Parasitologia - UFPel. Tem experiência na área Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imundodiagnóstico, Toxocara canis, probióticos, desenvolvimento de fármacos.


 Foto

DANIELA FERNANDES RAMOS SOARES

Professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (FURG)., bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, líder do Núcleo de Desenvolvimento de Novos Fármacos (NUDEFA), cuja linha de pesquisa principal é o desenvolvimento de novos antimicrobianos e adjuvantes. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre em Ciências da Saúde pela mesma universidade e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem experiência na área de Microbiologia, Biologia Molecular, Proteômica e Genômica, com ênfase no desenvolvimento de novos antimicrobianos, especialmente, para o tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. Atualmente, participa como coordenadora da área de Pesquisa de Fármacos contra Tuberculose da REDE-TB.

 


 

FABIANE AGUIAR DOS ANJOS GATTI

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (1984), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico e prevalência de parasitoses, DST com ênfase em tricomonose e saúde pública.

 


 Foto

 

 

IVY BASTOS RAMIS DE SOUZA

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas, Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade CBES, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio doutoral (sanduíche) na Universidade de Ghent (Bélgica) e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FAMED-FURG) e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FURG. Participa da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB), integrando a área de coordenação de micobacterioses. Participa como docente do Núcleo de Pesquisa em Microbiologia Médica (NUPEMM/FURG). É responsável técnica pelo diagnóstico laboratorial da tuberculose e micobacterioses junto ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Têm experiência nas áreas de Bacteriologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: tuberculose, micobacteriose, diagnóstico laboratorial, epidemiologia molecular e resistência.

 


 Foto

 

 

 

 

LUCIANA FARIAS DA COSTA DE AVILA

Farmacêutica-Bioquímica formada pela UCPel (2002), Especialista em Agentes Infecto-Parasitários pela FURG (2006), Mestre em Ciências da Saúde pela FURG (2008-2010) com doutorado (2010-2013) e pós-doutorado em Parasitologia (PNPD 2014-2015) pela UFPel. Atualmente é professora adjunta de Parasitologia da Faculdade de Medicina - FAMED (FURG), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (FaMed- FURG) e colaboradora do PPG em Parasitologia - UFPel. Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em parasitologia molecular e imunologia parasitária.

 


 Foto

 

 

MELISSA ORZECHOWSKI XAVIER

Professora Associada de Micologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FAMED-FURG), e integrante do corpo docente do PPG em Ciências da Saúde da FURG. Graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Ciências (área de concentração Micologia) pela UFPel e doutora em Ciências Pneumológicas (área de concentração Micologia) pelo PPG em Ciências Pneumológicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professora Visitante pelo Edital PRINT-CAPES/FURG, atuando junto ao Prof. Dr. David A. Stevens no "California Institute for Medical Research", CA, USA por 6 meses. Tem experiência na área de Micologia Médica, atuando em ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: diagnóstico das doenças fúngicas, esporotricose, histoplasmose e aspergilose.

 


 Foto

 

 

PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

Professor Titular de Microbiologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Formado em Farmácia e Bioquímica (Universidade Católica de Pelotas/1982): Mestre em Ciências (Microbiologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro/1997), Doutor em Medicina (Microbiologia Molecular - Universidade de Zaragoza/ Espanha/2001). Pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical -Antuérpia (Bélgica/2008-2009: 8 meses); Pós-doutorado Universidade Central da Flórida (EUA/2014-2015: 6 meses). Professor visitante da Universidade de Zaragoza -Espanha (Dezembro/2019- Agosto /2020). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (FURG). Coordenador da Área de Diagnóstico da REDE TB. Bolsista de Produtividade (1D) em Pesquisa do CNPq. Revisor de 20 periódicos. Autor de 157 artigos na área de tuberculose, Mycobacterium tuberculosis, M. avium e M. abscessus, mecanismos de resistência aos antibióticos e novos antimicrobianos. Indução e inibição do Efluxo. Coordena e atua em projetos nas temáticas de desenvolvimento e avaliação de novos métodos diagnósticos para doenças infecciosas, particularmente para TB; desenvolvimento de novos antimicrobianos e inibidores do mecanismo de efluxo; evolução da resistência aos antimicrobianos; genotipagem e georeferenciamento de TB. Integrante da área diagnóstica do INCT-TB.

 


 Foto

VANUSA POUSADA DA HORA

Docente Associada de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Ciências Biológicas/Bacharelado e Licenciatura (2003) e Especialista em Agentes Infectos-Parasitários pela FURG (2004), Mestre (2006) e Doutora (2010) em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com estágio sanduíche no Queensland Institute of Medical Research/Austrália. Atua nos cursos de graduação em Biologia, Enfermagem e Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da FURG. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, Virologia, Imunogenética e Vacinologia. Atua principalmente em estudos sobre infecções virais sexualmente transmissíveis, com ênfase em epidemiologia molecular, transmissão vertical e imunogenética.

 

 Página anterior