Durante os 12 dias da 49ª Feira do Livro da FURG, quem passou pela Rua das Crianças, teve a oportunidade de participar do “Circuito do Cientista no Mundo dos Fungos” com a temática “Fungos Heróis ou Vilões” promovido pelo Grupo de Micologia Médica da FAMED-FURG! Foram mais de 1.000 visitantes, contemplando público em geral e escolares de 28 turmas de 16 escolas do município, que prestigiaram, aprenderam e se divertiram junto as inúmeras atividades lúdicas que objetivavam o estímulo a ciência, a popularização da micologia e a educação em saúde no contexto das doenças fúngicas.

A ação, que faz parte do projeto de extensão “Micologia em Foco” (SisProj: EXT1454) coordenado pelas professoras Melissa Xavier e Vanice Poester, contou com uma equipe composta por oito graduandos de distintos cursos da FURG, cinco pós-graduandos do PPG Ciências da Saúde e três técnicos/docentes pertencentes ao Grupo de Micologia Médica da FAMED-FURG. Foram dias de exercitar o espírito de grupo e de se dedicar ao intuito de aproximar a nossa Universidade da nossa Comunidade. Cada sorriso e expressão de encantamento das crianças e adultos que prestigiaram as atividades, era suficiente para renovar a energia da equipe multiprofissional e multidisciplinar do Laboratório de Micologia (LabMico) que trabalhou com afinco de forma incansável. O ganho resultante dessa interação dialógica entre universidade e sociedade é imensurável e de alto impacto não somente para a sociedade, como também para uma formação mais completa dos alunos, conectada a realidade local.

Durante nossa participação na 49ª Feira do Livro tivemos ainda a alegria de ver a aceitação do público ao nosso mascote Aspergillus, carinhosamente apelidado de Gilu, que ao final da Feira convidou a Thrix (nossa outra mascote - Sporothrix) para ir ao palco conversar e brincar com a criançada, passando importantes mensagens e alegrando a tod@s! Por fim, tivemos o privilégio de lançar o segundo livro produzido por acadêmicos e docentes do Grupo de Micologia Médica, intitulado “Meu primeiro fungopédia”. Trata-se de uma obra de cunho informativo e educativo sobre a beleza de fungos microscópicos, com ilustrações próprias.

O “Circuito do Cientista no Mundo dos Fungos” é uma das principais ações extensionistas do Grupo, e que vem sendo desenvolvida periodicamente em escolas públicas de ensino fundamental e médio do município do Rio Grande. Nesse circuito, os participantes realizam experimentos e trocam saberes sobre fungos microscópios tanto no que compete aos seus benefícios à natureza e à vida na Terra, como no que se refere a malefícios, com enfoque nas doenças que causam em homens e outros animais. Interessados são convidados a visitar nosso instagram @labmicofamedfurg, pelo qual podem entrar em contato conosco para maiores informações.

A Coordenação do Grupo agradece e parabeniza a toda equipe da PROEXC-FURG pela excelente organização da Feira, em especial a equipe da DIEX, responsável pela Rua das Crianças, bem como a todos participantes e a toda nossa equipe executora do LabMico!

 

1
2
3
4
6
7
8
9
11
1