O Teste de Progresso é uma oportunidade para que os estudantes de Medicina da 1ª a 6ª séries façam uma avaliação do nível de conhecimento adquirido na graduação, de modo que propicie o auto aprendizado uma vez que, após corrigida a prova, receber acesso ao site que além do gabarito e da nota em cada área do conhecimento, contém as respostas das questões comentadas e com bibliografia o que possibilita que o estudante identifique claramente os seus erros e aprenda com eles. 

Adicionalmente a FaMed também faz uma análise do desempenho global de seus estudantes, questão por questão, permitindo identificar lacunas na sua grade curricular e de conteúdos, quando se identifica que sistematicamente os alunos erram determinadas questões ou temas na prova, sendo uma importante ferramenta para o aprimoramento do nosso curso.

O teste é composto por 120 questões de múltipla escolha, divididas em 7 áreas do conhecimento: ciências básicas, ética médica, saúde coletiva, clínica geral, pediatria, tocoginecologia e cirurgia, mas independente da área a maioria das questões é montada como pequenos casos clínicos. A ideia é saber se os alunos estão sendo preparados para resolver os problemas que surgem diariamente. 

   

A prova será aplicada no dia 12 de setembro de 2018 (quarta-feira) na FURG e em outras doze IES: UFRGS, USCSPA, PUC, ULBRA, UCPel, UCS, UNISC, UPF, IMED, UFFS, UFN e UNIVATES, no horário de aula, das 14 às 18h.