No dia 23 de agosto, às 19 horas, a Disciplina de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FAMED-FURG) promoverá a palestra “Questões de Bioética no final da vida”, que será proferida pelo Prof. Dr. Leo Pessini. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, ocorrerá no Anfiteatro da Área Acadêmica do Campus da Saúde.

            O palestrante é pós-doutor em bioética pelo Centro de Bioética James Drane da Edinboro University of Pennsylvania (Estados Unidos), doutor e mestre em Teologia da Moral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (Itália) e em Filosofia pela PUC-SP.  Outrossim, também é autor de várias obras no âmbito da humanização da saúde, ética da saúde e Bioética.

            Pessini foi professor no Programa de Bioética do Centro Universitário São Camilo e, atualmente, é professor colaborador da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas). O palestrante também é membro do Conselho Editorial da Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM), e membro da Câmara Técnica sobre Terminalidade da Vida e cuidados paliativos também do CFM. O professor também foi membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. pjk

            No currículo do palestrante, também se destaca a sua passagem, entre 2010 e 2014, na presidência das Entidades Camilianas Brasileiras - que compreende uma rede de 56 hospitais espalhados pelo Brasil (5.200 leitos e 21 mil colaboradores) e mais dois Centros Universitários especializados em Saúde (Centro Universitário São Camilo - São Paulo e Centro Universitário São Camilo - Cachoeiro do Itapemirim-ES). Também foi presidente, entre 2010 e 2016, da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.

            Atualmente é o Líder Mundial (Superior Geral) dos Religiosos Camilianos - Ordem Religiosa da Igreja Católica, que está presente nos cinco Continentes atuando, no âmbito da saúde, em quarenta e um países. Também é Moderador do CAMILLIANUM - Instituto Internacional de Teologia Pastoral da saúde afiliado a Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, Itália.