O Ministério da Saúde divulgou o resultado final da 2ª Edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. Foram avaliadas diversas experiências nas categorias Textos Artísticos, Produção Audiovisual, Narrativas e Relatos e Pesquisas e Sistematizações. A acadêmia Mayara Floss, com produção "Série SUS: Caminhos da Construção", obteve a colocação e a Liga de Educação em Saúde, representada pela acadêmica Ana Clara Arantes Gonçalves, obteve a colocação pela Produção Audiovisual e menção honrosa.

O Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde tem por objetivo apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde, que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde. O prêmio é uma homenagem ao professor Victor Vincent Valla (1937-2009) que, em sua trajetória de militância e produção acadêmica, contribuiu com a formação de gerações de sanitaristas e com reflexões sobre os modos de viver e produzir saberes populares e suas relações com a saúde.

Em maio deste ano, a Liga de Educação em Saúde participou da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, realizada pela União Internacional de Promoção em Saúde e Educação (Uipes). O grupo promoveu uma oficina sobre Educação Popular com mais de 80 participantes.

Já a Série SUS é um projeto criado para conscientizar brasileiros e informar sobre o Sistema Único de Saúde, mais conhecido pela sigra SUS. Liderado e idealizado pela acadêmica Mayara do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande junto com a equipe de profissionais de todo o Brasil: Fernanda Rosa (imagem), Nigel Lima (edição), Augusto Carvalho (edição de áudio) e Ernande V. do Prado (roteiro). A série de vídeos nas redes sociais já passou de meio milhão de visualizações. 

Mais informações: http://redepopsaude.com.br/roda-de-conversa/serie-sus-do-quadro-branco-ate-o-emponderamento/  e
https://novo.atencaobasica.org.br/relato/11607

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (Famed - Furg) está Orgulhosa e Parabeniza suas acadêmicas e demais envolvidos no desenvolvimento dos projetos!

Liga ES