Dúvidas Freqüentes (FAQ)


Aqui encontras algumas questões recorrentes sobre a Faculdade de Medicina e seus Cursos, com as respostas atualizadas.

 

Caso ainda reste alguma dúvida, contata-nos.

 

# INGRESSO; VESTIBULAR; ENEM

#TRANSFERÊNCIA; OUTRAS UNIVERSIDADES; OUTROS CURSOS DE MEDICINA; CURSOS NO EXTERIOR

#MUDANÇA DE CURSO; INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA

# REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MEDICINA OBTIDO NO EXTERIOR

#AUXILIO AO ESTUDANTE; AUXILIO MORADIA; AUXILIO ALIMENTAÇÃO
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

# INGRESSO; VESTIBULAR; ENEM

"Como é o ingresso no Curso de Medicina da FURG?"

"A FURG faz vestibular ou é SISu / ENEM?"

"Quantos candidatos disputam uma vaga?"

"O vestibular ocorre duas vezes no ano?"

 

Conforme decisão do Conselho Universitário da FURG, o ingresso em todos os Cursos da Universidade dar-se-á integralmente pelo sistema ENEM / SISu. Portanto, o candidato deve ficar atento ao sítio do INEP e ater-se aos prazos, documentação e outras formalidades exigidos pelo certame.

O Curso de Medicina da FURG tem ingresso ANUAL; não há processo seletivo nem ingresso em segundo semestre.

Dúvidas adicionais sobre o Edital específico da FURG (datas de matrículas e remanejos): consulte o sítio do SISu/FURG .

E no sítio da COPERSE, encontras mais dados dos Vestibulares anteriores, como o número de candidatos por vaga, pontos de corte, etc.

 

(VOLTAR ÀS PERGUNTAS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#TRANSFERÊNCIA; OUTRAS UNIVERSIDADES; OUTROS CURSOS DE MEDICINA; CURSOS NO EXTERIOR

"Sou alun@ de Medicina de outra Universidade. Como posso fazer para me transferir para o Curso de Medicina da FURG?"

 

A cada ano, há a abertura de Edital, no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação, para que discentes de outras instituições de ensino credenciadas pelo MEC possam transferir-se para o mesmo Curso da FURG. Este Edital sempre é publicado no sítio da Universidade, com data prevista pelo Calendário Acadêmico.

No entanto, cabe lembrar que essa modalidade de ingresso (Transferência) sempre está condicionada à existência de vagas (por abandono, transferência, etc), à adequação do currículo de origem do candidato (compatibilidade de conteúdos e cargas horárias cursados) e a prova escrita que verifique a capacidade de o candidato compatibilizar-se com o padrão dos discentes do Curso de Medicina da FURG.

A FURG NÃO ACEITA TRANSFERÊNCIAS DE ALUNOS PROVENIENTES DE CURSOS NO EXTERIOR.

 

 

 

(VOLTAR ÀS PERGUNTAS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

# REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MEDICINA OBTIDO NO EXTERIOR

 

Do site do MEC:

 

"Para obter a revalidação, os seguintes passos devem ser seguidos, segundo a legislação atual:

a)Entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas: 
"São competentes para processar e conceder as revalidações de diplomas de graduação as universidades públicas que ministrem curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim.” (Art. 3º Res. Nº 1. de 29 de Janeiro de 2002)
b) Deverão ser apresentados, além do requerimento, cópia do diploma a ser revalidado, instruído com documentos referentes à instituição de origem, duração e currículo do curso, conteúdo programático, bibliografia e histórico escolar.
c) O aluno deverá pagar uma taxa referente ao custeio das despesas administrativas. O valor da taxa não é pré-fixado pelo Conselho Nacional de Educação e pode variar de instituição para instituição.
d) Para o julgamento da equivalência, para efeito de revalidação de diploma, será constituída uma Comissão Especial, composta por professores da própria universidade ou de outros estabelecimentos, que tenham qualificação compatível com a área do conhecimento e com o nível do título a ser revalidado.
e) Se houver dúvida quanto à similaridade do curso, a Comissão poderá determinar a realização de exames e provas (prestados em Língua Portuguesa) com o objetivo de caracterizar a equivalência.
f) O requerente poderá ainda realizar estudos complementares, se na comparação dos títulos, exames e provas ficar comprovado o não preenchimento das condições mínimas.
g) O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação é de 6 meses, a contar da data de entrada do documento na Ifes.

 

O Brasil não possui nenhum acordo de reconhecimento automático de diplomas; portanto, as regras são as mesmas para todos os países."

 

 

 

 

(VOLTAR ÀS PERGUNTAS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#MUDANÇA DE CURSO; INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA

"Sou alun@ / sou formad@  de Curso de (Farmácia / Biomedicina / Fisioterapia / Veterinária / Enfermagem / Biologia / etc); posso entrar no Curso de Medicina da FURG sem prestar vestibular / ENEM?"

 

Para o Curso de Medicina, não há a modalidade de ingresso como Portador de Diploma ou Mudança de Curso. Ou seja, o interessado em cursar Medicina na FURG (salvo a Transferência), mesmo já sendo discente ou formado em outro Curso Superior, deve prestar o mesmo processo seletivo de candidatos que não têm esta condição.

 

 

 

 

 

 

(VOLTAR ÀS PERGUNTAS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#AUXILIO AO ESTUDANTE; AUXILIO MORADIA; AUXILIO ALIMENTAÇÃO

"A FURG possui algum tipo de auxílio para estudantes de baixa renda (auxílio moradia ou moradia estudantil)?"

 

Conforme o site do Núcleo de Assistência Estudantil, a FURG mantém programas de assistência aos seus estudantes, entre eles os de Bolsa Permanência, Transporte, Moradia e de Alimentação. Consulta o site do NAE ou contata-os por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para maiores informações.

 

 

(VOLTAR ÀS PERGUNTAS)