A Área Integrada de Ciências Biomédicas (AICB) originou-se do antigo Departamento de Patologia e está constituída pelos Laboratórios de Parasitologia, Bacteriologia, Micobacteriologia, Micologia, Imunologia, Virologia e Biologia Molecular. Estes laboratórios e seus docentes, atendem a quatro cursos de graduação e três de pós-graduação.  O quadro de funcionários é altamente qualificado, com um corpo docente composto de nove professores permanentes, sendo seis doutores e três mestres, e um conjunto de cinco  técnicos, sendo três com mestrado.

Os  docentes e técnicos da AICB fizeram parte do núcleo idealizador e proponente dos atuais cursos de pós-graduação: Ciências da Saúde (Doutorado e Mestrado) e Especialização em Agentes Infecto-Parasitários e permanecem atuando de forma intensa nestes cursos.
As atividades de pesquisa estão orientadas para o desenvolvimento de novos métodos diagnóstico para doenças infecto-parasitárias, avaliação de novos compostos candidatos a fármacos antituberculose, antifúngico  e antihelmíntico, estudo de mecanismos de resistência aos antimicrobianos, estudo da fisiopatologia de doenças como tuberculose, AIDS e toxocariase e genotipagem de microrganismos. Atuam nestas linhas temáticas cerca de 30 alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, desenvolvendo desde as suas monografias de conclusão de curso até as teses de doutorado.
Além da formação de recursos humanos, a magnitude destes estudos, sustentados por projetos financiados por órgãos nacionais e internacionais de fomento, pode ser medida pelo número (cerca de 27) de artigos científicos publicados anualmente pelos docentes e alunos da AICB.
Além disso, a AICB trabalha em consonância com o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário realizando exames complementares de maior complexidade como apoio ao diagnóstico de diferentes enfermidades infecciosas, buscando, desta forma, transferir de maneira pragmática o conhecimento e excelência instalada na academia para o SUS.

(Pedro Eduardo Almeida da Silva - Responsável da Área)

 

Professores Componentes da Área:

ANDREA VON GROLL
ANA MARIA BARRAL DE MARTINEZ
CARLOS JAMES SCAINI
CAROLINA ALICIA COCH GIOIA
DANIELA FERNANDES RAMOS SOARES
FABIANE AGUIAR DOS ANJOS GATTI
IVY BASTOS RAMIS DE SOUZA
LUCIANA FARIAS DA COSTA DE AVILA
MELISSA ORZECHOWSKI XAVIER
PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA
VANUSA POUSADA DA HORA